Passeio histórico na Serra do Mar

 Estrada Velha de Santos. Foto: Thiago Ferrari.

Já imaginou conhecer o caminho que Dom Pedro I percorreu para chegar a São Paulo e declarar a Independência do Brasil? Isso é possível no Parque Caminhos do Mar. Em agosto, eu tive a oportunidade de realizar essa experiência.

O local apresenta um passeio histórico e ecoturístico em meio a natureza. O Parque Caminhos do Mar faz parte do Parque Estadual Serra do Mar, a maior Unidade de Conservação da Mata Atlântica.

É possível descer a Serra do Mar pela Rodovia Caminho do Mar (SP-148), mais conhecida como Estrada Velha de Santos. Ela é fechada para veículos e faz parte do roteiro histórico do parque. Você tem a chance de passear por esse caminho e observar paisagens maravilhosas do litoral paulista.

Em 1922, diversos monumentos históricos foram construídos ao longo da estrada para a comemoração do centenário da Independência do Brasil. Eles foram inaugurados pelo governador Washington Luís.

Um deles é o Pouso Paranapiacaba, monumento localizado no início da serra. De autoria do arquiteto Victor Dubugras, era usado como ponto de parada para os viajantes descansarem. O Pouso contava, inclusive, com uma bica para fornecer água para os radiadores dos carros.

A Rodovia Caminho do Mar surgiu em meados do século 19, na época do Segundo Império. Na década de 1920, foi pavimentada em concreto armado para facilitar o tráfego de automóveis. Tornou-se a primeira via a usar esse tipo de pavimentação na América Latina. Atualmente, ela possui 8km de extensão entre São Bernardo do Campo e Cubatão.

O Parque Caminhos do Mar oferece o serviço de transporte interno com vans, para descer ou subir a serra. Para mais detalhes, informe-se na entrada do parque.

 

Calçada do Lorena


         Também é possível conhecer a Calçada do Lorena, que faz parte do roteiro ecoturístico do parque. É uma trilha que fica no meio da Serra do Mar. Possui cerca de 3,5km e está dividida em três trechos. Foi o caminho que Dom Pedro I utilizou para subir a serra e chegar a São Paulo. No dia 7 de setembro de 1822, ele proclamou a Independência do Brasil, com o apoio fundamental da princesa Leopoldina e de José Bonifácio.

Construída em 1792 e restaurada em 1992, a Calçada do Lorena foi o primeiro caminho feito de pedras na região da Serra do Mar, ligando São Paulo ao porto de Cubatão.

Era uma antiga trilha usada pelos índios tupiniquins, que depois foi pavimentada pelos escravos com pedras trazidas de Santos. As obras iniciaram-se em 1790 com o apoio do governador Bernardo José de Lorena, responsável pela execução da calçada.

Hoje, o caminho que já foi usado pelos índios e por Dom Pedro I, está disponível para nós aprendermos mais sobre meio ambiente e História.

*Dica: para realizar o passeio e as trilhas, leve uma pequena bolsa com água, alimentos e itens básicos de primeiros socorros. Por segurança, adicione o número de WhatsApp do parque.

Calçada do Lorena. Foto: Thiago Ferrari.

Serviço


·        O Parque Caminhos do Mar tem dois acessos:
- Portaria São Bernardo do Campo:
Rod. SP 148 (Estrada Caminho do Mar), Km 42 - São Bernardo do Campo – SP
- Portaria Cubatão:
Rod. SP 148 (Estrada Caminho do Mar), Km 50 - Cubatão – SP

·        Horário de Funcionamento:
quarta-feira a domingo e feriados, das 8h às 17h

·        E-mail: caminhosdomar@parquetur.com.br

·        WhatsApp do parque: (11) 97279-5616

·        Site: Caminhos do Mar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro ‘Hiroshima’ conta a história de seis sobreviventes da bomba atômica