Led Zeppelin: 15 anos do show histórico

Pôster do filme "Celebration Day".

Em 10 de dezembro de 2007, na O2 Arena, em Londres, cerca de 18 mil pessoas assistiram ao renascimento da maior banda de rock de todos os tempos, o Led Zeppelin.

O show ocorreu no Ahmet Ertegun Tribute Concert, evento beneficente realizado em homenagem a Ahmet Ertegün, que faleceu um ano antes. Ertegün foi amigo próximo da banda e cofundador da gravadora Atlantic Records, com a qual o Led Zeppelin lançou cinco álbuns de estúdio.

A banda inglesa encerrou as atividades em 1980, após a morte do baterista John Bonham. A tão sonhada reunião para um show completo aconteceu com a presença do baterista Jason Bonham, filho de John, que assumiu o lugar do pai. Os ensaios para a apresentação única começaram em junho de 2007.

O vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page, o baixista John Paul Jones (integrantes sobreviventes do Led Zeppelin) e Jason Bonham reviveram o melhor da banda naquela noite que entrou para a História da música.

Tocaram 16 músicas ao longo de duas horas. Além dos clássicos como “Whole Lotta Love”, “Kashmir” e “Stairway to Heaven”, apresentaram pela primeira vez ao vivo a música “For Your Life”, do álbum Presence, lançado em 1976.

O espetáculo foi lançado em 2012 na obra Celebration Day, que consiste num álbum ao vivo e num filme do show, disponível em DVD e Blu-ray. Algumas músicas estão no canal oficial da banda no Youtube. O álbum completo pode ser encontrado nos principais serviços de streaming de música.

Após 27 anos, Plant, Page e Jones mostraram ao mundo um pouco da essência da banda. Entregaram tudo o que tinham, mais maduros e distantes da louca rotina de viagens, sexo e drogas dos anos 70.

O Led Zeppelin conseguiu fechar, com uma grande performance, a sua enorme lista de shows ao vivo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro ‘Hiroshima’ conta a história de seis sobreviventes da bomba atômica

Passeio histórico na Serra do Mar